top of page

O que é o Jiu-Jitsu:



Jiu-Jitsu é uma arte marcial japonesa que utiliza uma série de diferentes técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrotar ou imobilizar o oponente.


Etimologicamente, a expressão japonesa jiu-jitsu pode ser traduzida literalmente como “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”, uma referência ao caráter e filosofia desta arte marcial: o equilíbrio e o controle total do corpo.



Quais são as faixas do Jiu-Jitsu?

O nível da destreza e conhecimento das técnicas do jiu-jitsu é classificado entre os lutadores através do uso de diferentes faixas, sendo que cada uma representa o tempo de prática e habilidade do atleta.


As faixas também simbolizam um sistema de hierarquia, onde os menos experientes devem sempre respeitar os mais avançados na técnica.


Branca – Para qualquer idade; Cinza – Entre 4 anos a 6 anos; Amarela – De 7 a 15 anos; Laranja – De 10 a 15 anos; Verde – De 13 anos a 15 anos; Azul - Varia com o potencial do atleta, normalmente aquele que pratica de 1 ano e meio, a 2 anos, e a partir de 16 anos; Roxa - Varia com o potencial do atleta, normalmente 2 anos, e a partir de 16 anos; Marrom - Varia com o potencial do atleta, normalmente 1 ano e meio, a partir de 18 anos; Preta - A partir de 19 anos; Coral – Mestre; Vermelha - Grande Mestre.


Técnica e Golpes de Jiu-Jitsu

O jiu-jitsu é uma arte marcial originalmente utilizada nas guerras, onde o guerreiro usa a sua força através de golpes que envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas no corpo do adversário.


Nos combates contemporâneos de jiu-jitsu existem alguns golpes que não são válidos, inclusive são considerados desleais, como morder, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais e torcer os dedos do adversário, por exemplo.

História do Jiu-Jitsu


Não se sabe ao certo onde e quando o jiu-jitsu surgiu, mas acredita-se que tenham se originado a partir de diversos povos diferentes que viviam em regiões que abrangem desde a Índia até a China, provavelmente entre os séculos III e VIII.


No entanto, o desenvolvimento das técnicas e golpes do jiu-jitsu aconteceu no Japão, através das escolas de samurais, os guerreiros oficiais do país na época do Japão Feudal.

No Japão, naquela época, o jiu-jitsu surgiu como uma arte marcial que destoava das técnicas rígidas, como o kenjitsu, onde os combatentes tinham que usar armas, como espadas ou punhais.


Porém, inicialmente o jiu-jitsu era visto como um estilo de luta marginalizado. Até que um mestre chamado Jigoro Kano revolucionou as técnicas do combate, transformando no Judô, que utiliza os mesmos princípios de combate que o antigo jiu-jitsu.


No Brasil, o jiu-jitsu ganhou um estilo específico, conhecido como BJJ (Brazilian Jiu Jitsu), um esporte de combate de luta e autodefesa que surgiu no começo do século XX, a partir do Judô.

59 visualizações0 comentário
bottom of page