top of page

Cross training: o que é e quais os principais benefícios?


Cross training: o que é e quais os principais benefícios?
Cross training: o que é e quais os principais benefícios?

O Desenvolvimento de um novo Life Style é extremamente difícil para muitas pessoas, e é muito comum se sentir desmotivado neste processo de mudança de hábitos alimentares e a pratica de atividade física, deixando de lado um dos seus principais objetivos: conquistar mais qualidade de vida, mas, temos uma boa notícia pra você: encontrando o exercício certo, ou a modalidade certa, fica fácil garantir a energia diária que é preciso para não desistir, e uma modalidade que cada vez mais conquista diversos alunos é o Cross Training, você já conhece?


O Cross Training é capaz de estimular todas as regiões do seu copo e grupos musculares em pequenos circuitos, essa atividade conta com exercícios aeróbicos e anaeróbicos, fazendo um mix de técnicas de força e aptidão física que ajudam você a manter o foco no seu objetivo. Assim, você terá bem mais disposição não só para se manter ativo no seu dia a dia.

Mas afinal, como funciona o Cross Training e como você pode praticá-lo? Neste artigo, separamos para você as principais informações sbre a aula de Cross training para você se entregar ao mundo esportivo e alcançar de vez seu objetivo.

Acompanhe!


O que é Cross training?


Para que você possa saber o que é o Cross training, é necessário entender o seu conceito, certo? Como destacamos anteriormente, essa atividade física estimula o seu corpo a treinar vários grupos musculares a partir de diferentes exercícios. Para isso, o educador físico divide o seu treino em exercícios aeróbicos e de força que tem que ser repetidos em pequenos circuitos.


um exemplo para ficar mais fácil a compreensão é: Um corredor que busca melhorar sua técnica pode investir em aulas de pedaladas ou braçadas na piscina, pois muda a estratégia de movimentação muscular abandonar a melhora do preparo físico e do seu desempenho cardiorrespiratório.

Além disso, você pode usar o Cross training para complementar o treinamento funcional da musculação, já que ela tem como intuito só o trabalho de músculos isolados. Isso faz com que todo o seu corpo trabalhe em conjunto, maximizando todos os seus resultados.


Como funciona o Cross Training?


Agora que você já entendeu o conceito, está na hora de aprender como funciona uma aula de Cross training. resumidamente, a duração de cada sessão varia de acordo com o seu objetivo e, é claro, do seu preparo físico atual. Isso significa que atletas de alto rendimento tendem a fazer treinos longos justamente por conseguirem suportar exercícios intensos por um período maior.


E para quem está começando no Cross Training, o ideal é investir em circuitos de 30 minutos, três vezes na semana. Assim, no segundo mês de prática, você já consegue notar todas as melhorias no sistema cardiorrespiratório, a diminuição de medidas e de retenção de líquidos, além do aumento da força muscular.


Você lembra que falamos neste artigo que existem exercícios aeróbicos e de força? Então, ao longo da aula de Cross Training, o educador intercala atividades com maior intensidade muscular, para fortalecer alguns grupos específicos, com técnicas que maximizam o seu sistema cardiorrespiratório.


Resumindo, cada atividade apresenta um tempo certo de realização, normalmente dividido em 30 ou 60 segundos para as atividades mais intensas e cinco minutos para os exercícios de descanso. Assim, é possível intercalar um agachamento com peso e um tabata, ou uma flexão e a corda de pular.


Qual a diferença entre cross training e CrossFit?

Qual a diferença entre cross training e CrossFit?
Qual a diferença entre cross training e CrossFit?

São nomes parecidos, que geram uma das maiores dúvidas de quem ainda não praticou o Cross training é a sua relação com o CrossFit. Afinal, Qual é a diferença entre os dois? Bom, o CrossFit é uma marca registrada que só pode ser inserida em academias afiliadas, enquanto o Cross training é uma modalidade da educação física.


Isso quer significa que quem busca o CrossFit não pode realizá-lo em instituições que não tenham associação com a marca. Assim, você precisa encontrar uma academia ou box afiliado para realizar a atividade.


Porém, se você quer iniciar o cross training, saiba que pode realizá-lo em qualquer instituição ou até mesmo em casa, claro! com um bom acompanhamento para que todos os exercícios sejam feitos da forma certa. Afinal, a maioria dos circuitos não precisam de aparelhos específicos, como em uma academia de musculação, no cross training usando somente o peso do seu corpo você consegue potencializar as atividades.


Quais os benefícios do Cross Training?


Um dos pontos positivos da aula de Cross training é que ela não oferece apenas vantagens estéticas, como reduzir o percentual de gordura e definir a musculatura, mas também ganhos de saúde.

listamos os principais benefícios do Cross training, que você conquistará ao praticar essa atividade com acompanhamento profissional e, é claro, com uma boa alimentação:

  • superar os seus limites;

  • aprender a trabalhar em grupo;

  • tonificar a musculatura e esculpir o corpo;

  • reduzir os riscos de lesões musculares;

  • criar um novo estilo de vida;

  • melhorar a resistência cardiovascular e respiratória, e a muscular;

  • Aumentar a força, a flexibilidade, a velocidade, a agilidade, a coordenação e o equilíbrio.

Como começar a praticar cross training?


Como começar a praticar cross training?
Como começar a praticar cross training?

Para finalizar o nosso artigo, respondemos uma das perguntas mais importantes: diante de diversos benefícios, como começar a praticar o cross training? Recomendamos que você procure uma box na sua cidade e faça uma aula experimental, assim terá a oportunidade de conhecer a modalidade, o ambiente.


Com certeza você irá garantir mais qualidade de vida, você terá horários flexíveis e pode adaptar a sua prática física conforme a sua rotina.


Você percebeu como a aula de cross training é uma excelente opção para potencializar seus resultados e conquistar uma vida mais saudável? convidamos você a marcar uma aula na Pro Balance e ter a oportunidade de conhecer a modalidade com o auxílio de professores especializados para que você realize todos os exercícios corretamente e consiga ter mais qualidade de vida.




bottom of page